sábado, agosto 08, 2009



Finalmente esta pronto, nessa semana recebi para última aprovação e deve sair até o final de agosto, acima a capa do meu primeiro livro como autor, "O gato e a árvore", um livro de imagem, pela Editora Positivo .Já andei colocando algumas ilustras por aqui, abaixo mais uma:

O processo para esse livro iniciou-se há mais de um ano quando comecei a rabiscar alguns personagens soltos , sempre desenho gatos e tenho alguns deles como personagens que gosto muito como Krazy Kat e Gato Félix, abaixo os primeiros estudos, foram feitos no começo de 2008.

Sempre tive uma grande ligação com histórias em quadrinhos, comecei a desenhar muito influenciado por elas, fiz várias, até publiquei algumas, depois que comecei a ilustrar isso acabou ficando meio de lado , decidi fazer uma HQ com os personagens, algo sem compromisso, minha ideia era fazer algo bem leve voltado para crianças, abaixo algumas páginas do roteiro:



Acabei o roteiro e mandei pra gaveta esperando o dia em que eles pudessem ver a luz, bom, pelo menos havia feito o roteiro completo, já era uma começo.

Eu havia terminado de finalizar um livro para a Positivo e fui procurado por eles e me perguntaram se eu tinha algum livro de imagem e se teria interesse em conversar, pensei que poderia ser uma boa oportunidade para os gatos, mandei o roteiro e fiquei na espera, nesse meio tempo fui definindo melhor a aparência deles, abaixo um outro estudo mais próximo de como ficou o gato:
Para minha surpresa o roteiro foi aprovado , já havia resolvido transformar aquela HQ sem texto num livro de imagem , variando ilustras de página inteira, duplas e sequências de quadrinhos, dentro disso fiz uma adequação do roteiro para 24 páginas e comecei a trabalhar nos lápis definitivos , eles ficaram assim:

E depois assim:


Foi um desafio, devido as sequências de quadrinhos o projeto finalizou com mais de 60 ilustras espalhadas pelas 24 páginas do livro.
A opção foi dar um tratamento leve com cores muito inspiradas em animação, principalmente as mais antigas, o desenho também deveria ser simples para que o pequeno leitor não perdesse o foco da narrativa e pudesse montar a história.

Estou trabalhando em novas ideias e talvez possamos ver os gatos em novas histórias, depois que saíram da gaveta esta difícil fazer com que voltem pra lá.

10 comentários:

Adilson Farias disse...

Olá Rogério! Cara que lindo que ficou esse material. Muito legal ver todo seu processo de criação e ter toda essa idéia finalizada. Parabéns cara eu sou grande fã do seu trabalho, esse livro vou querer em minha estante. Abs!

leo fanelli disse...

Oi Rogerio, muito lindo esse projeto hein, muito bom mesmo, parabens!!
Esse com certeza vai pra minha coleção, se com o seu blog eu fico um tempão olhando as ilustrações, com o livro impresso em mãos vou ficar horas admirando seu trabalho! hehehe.
Gostei muito tambem do processo de trabalho, é uma aula a parte.
abs

Unknown disse...

Rogerio, muito parabéns, adorei ver o processo... com certeza é animador e você é uma exemplo. Eu que ja admirava seu trabalho fico ainda mais satisfeita. Por favor, não deixe de nos informar o lançamento e mais uma vez Parabéns!

waldomiro neto disse...

cara... so uma coisa a dizer! parabéns!

:)

Rael Dionisio Ilustrador disse...

nossa, muito show, magnifico...
seu estilo é, senão o melhor, um dos melhores que conheço para ilustrações infantis e infanto juvenis.
Muito legal e inspirador seu processo de criação, e sei que é bem dificil um livro somente imagens, pois elas tem que falar pelas palavras, mas tá muito massa. Vou querer um qndo sair..hehe..
Abraço Rogerio.

Amanda Grazini disse...

Oi Rogério!

Que legal!Esse eu vou querer ter em casa quando sair!
Cores maravilhosas!

bjzzzzzz!!!

Alan B. disse...

Concerteza comprarei quando sair aqui na minha cidade. Parabéns Cara.Sucesso. Espero agora uma revista toltamente em quadrinhos...

Edde Wagner disse...

Como fãzaço de seus trabalhos e de livros-imagem, este vaoi pra minha coleção!!

Srta. Schubach disse...

Curti muito!
Parabéns pelo trabalho e pelo seu primeiro livro como escritor!

Um abraço,
Taline

Anônimo disse...

Olá, Rogério!
Tudo bem?
Que bom ver o "O gato e a árvore" aqui! Você sabe que nós da editoria de literatura adoramos esse livro, não é? O livro está lindo! Parabéns!
Abraços,
Marcelo
mdelanhol@positivo.com.br