sexta-feira, agosto 13, 2010

Crédito da foto:
Juliana Vargas Ferreira - Globo Livros



Fui convidado pela Globo Livros para ilustrar a versão para iPad de "A Menina do Narizinho Arrebitado" de Monteiro Lobato, ilustrar esse texto já seria uma honra mas além disso esse é o primeiro projeto brasileiro de livro interativo para iPad .

Eu já estava bem familiarizado com os personagens de Monteiro Lobato pois estava finalizando outro livro maravilhoso de sua autoria o "Histórias Diversas", que devo retomar a finalização após concluir as artes e animações desse para iPad.

O processo foi bem diferente de qualquer outro livro pois além das ilustrações tradicionais ele inclui animações, foi um desafio produzir todo o material ,que depois foi para uma produtora que montou digitalmente o livro: http://lab360.com.br/, uma das coisas mais bacanas é que todos recursos interativos são contextualizados, eles não são apenas decorativos como também complementam o texto.

Segui uma linha mais clássica, muito baseada em grandes ilustradores do pessoal do Sítio , como Manoel Victor Filho, um dos grande ilustradores desses personagens, além disso bebi na fonte de John Tenniel e Charles Vess, outros ilustradores que admiro muito, mesclei todas essas impressões com um traço bem orgânico e detalhado, o resultado se transformou num capítulo a parte dentro do meu trabalho, acho que consegui fazer um traço bem próprio para esse trabalho que merece muito esse tratamento e atenção.

Além disso vai um agradecimento especial aos profissionais da Globo tanto pela oportunidade e confiança quanto pelo apoio durante a produção desse capítulo que esta sendo divulgado.

Abaixo os links de alguns artigos e também da reportagem mostrada na edição do dia 12/08 no Jornal Nacional onde aparece o livro sendo usado.


http://www.adnews.com.br/negocios/107396.html

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/blog-gadgets-info/editora-traz-1%C2%BA-titulo-brasileiro-interativo-para-ipad/

Reportagem do JN:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/08/bienal-internacional-do-livro-vai-comecar-em-sao-paulo.html


Atualizado em 14/08- abaixo o link da reportagem do Jornal Hoje de 14/08:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/bienal-de-sao-paulo-une-passado-e-presente-para-atrair-o-publico-jovem.html

Atualizado em 18/08-artigo no G1:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/livro-de-monteiro-lobato-e-primeira-publicacao-interativa-do-ipad-no-brasil.html

8 comentários:

Carlos Alexandre Venancio disse...

Prezado Rogerio, seu trabalho ficou lindo, pude ver as reportagens e tambem comprei alguns outros titulos assim, nestes dois meses que estou com um Ipad. Por favor, voce poderia informar qual a empresa de software que trabalhou com voce?

Rogério Coelho disse...

Olá Carlos,

Obrigado pela visita e pelas considerações com o trabalho, a empresa que fez a programação do livro é a http://lab360.com.br/
Abs!

Unknown disse...

Parabéns, Rogério! Sinal de um grande trabalho executado com seriedade.

Obrigado pela aula!

Unknown disse...

Bacana, muito bom saber disso, eu estava com um pouco de receio em relação a estas novas mídias, mas agora vendo que isso talvez seja irreversivel, acho que será bom também para os ilustradores.
... deve ser uma honra realmente ilustrar Monteiro Lobato.
Parabéns..
Abçs...

jean disse...

Puxa , Rogério! Que legal!!E que medão desta máquina...abs
Jean

Aline Negosseki disse...

Maravilhoso o primeiro projeto para Ipad ser uma obra de Monteiro Lobato...

Linda a imagem!

Chris Araújo Angelotti disse...

Parabéns, Rogério!
Amei o trabalho, as ilustrações estão lindas!
Não poderia ter estreado melhor nessa versão digital.

Jean disse...

Bom dia Rogério. Achei muito bacana seu trabalho. Sou ilustrador de livros infantis aqui em Blumenau-SC e queria muito aprender a fazer esse tipo de trabalho. Vc poderia me dar algumas dicas? Trabalho com ilustração infantil a uns 12 anos. Ja fiz toalha de praia, estampa, transfer. Grande abraço e um bom dia pra ti.